Portugal Rotário - Preservação ambiental: uma Utopia possível

A edição de julho da revista Portugal Rotário conta com uma reportagem sobre o Projeto Utopia, durante a qual Moisés Campos detalha alguns pormenores sobre o processo de construção do edifício. Pode lêr a entrevista na integra através do download do artigo.

Transcrição de um excerto:

"O Projeto Utopia obrigou à deslocalização de uma empresa, mas criou um novo conceito de trabalho e de construção, aumentando a qualidade de vida dos funcionários da Plako e a consciência ambiental de todos. 75 mil rolhas de cortiça, 2200 pneus e 11 mil latas de refrigerantes ganharam nova vida.

Rotary assumiu, em 2020, o ambiente como nova área de enfoque. Na verdade, foi apenas a oficialização de uma preocupação que há muito está presente no dia-a-dia dos Rotários. Exemplo disso é a história do Projeto Utopia, desenvolvido, a título empresarial, pelo companheiro Moisés Campos, do Rotary Club de Póvoa de Lanhoso.

Utopia é o conceito de empresa – toda a área exterior e edificação – com base na reutilização de materiais. No edifício, na freguesia de Águas Santas e Moure, foram usados 2200 pneus e mais de 11 mil latas de refrigerantes (para as paredes, depois revestidas de cortiça), placas com materiais de carros em abate e 75 mil rolhas de cortiça no telhado, para drenagem da água da chuva. Não há um único tijolo!"